3.12.07

PAZ NO FUTEBOL
Olha, sou morador dos arredores de certo estádio multi-campeão há quase 22 anos. Esse é meu embasamento para dizer que, ainda que não entenda um monte de coisa sobre futebol, o que é possivelmente verdade, entedo de torcidas. Organizadas e desorganizadas.
E o modo com que essas torcidas torcem, torcem e destorcem o razoável e o aceitável.
Porém, de qualquer modo, quase sempre refletem a razão da competência daqueles por quem torcem, em primeiro lugar. Mas, como não há time sem torcida, nem torcida sem time pra torcer, devo concluir que tudo é um relacionamento esportivo-histérico simbiótico, sem o qual não se pode dizer que há Esporte, no sentido amplo e popular do termo.
Então, tudo pelo que passam, time e torcida, devem seguir uma lógica na razão merecimento/ competência ou coisa que o valha.
Agora é a hora em que o leitor se pergunta, com justiça e não sem razão, para que, exatamente, este que vos escreve escreveu o que, até então, se pode ler. E quem escreve responde, com gosto.
Pela primeira vez na história do esporte nacional, em específico no Brasileirão 2007, houve a perfeita lógica do binômio torcida/time, a saber, o São Paulo foi campeão e o corinthians foi rebaixado.
Por um ano, pelo menos, teremos Paz no futebol brasileiro.