29.8.07

PERFEIÇÃO ÀS AVESSAS
Uma Nova Compreensão Sobre Deixar de Ser
Não é o caso de abusar do texto com deduções metafísicas sobre o perfazimento do ser e coisa e tal. Porém, algo há que ser dito a propósito daquilo que todo ser humano que se preste deve, em teoria, buscar: a perfeição.
Não se trata da perfeição num trabalho da faculdade, ou numa produção de arquitetura ou jurídica. Trata-se da perfeição da pessoa, do ser humano. Sempre se ouve falar sobre como "fulano é perfeito". Acontece que esse ponto de vista é perigoso se olharmos a coisa de perto.
Ser perfeito é algo difícil de se alcançar, por certo. Mas, o que seria a perfeição? Perfeição, no meu pouco entender, significa chegar ao ponto máximo de evolução a que se pode. Perfazer-se é eliminar todos os defeitos possíveis; saber tudo que se pode; fazer tudo o permitido até pela Física Quântica.
Porém, se pensar bem a respeito, atingir a perfeição significa parar a naturalidade da evolução. E parar é um problema, acredite.
Ainda não quero abusar, mas vamos pensar um pouco.
Na velha discussão metafísica sobre o perfazimento do ser, o Universo se define pelo movimento. O que se move existe; o que não se move, não existe. Logo, se algo pode ser descrito, observado, pensado ou sonhado, existe, porque se move entre potência e ato.
Então, nem é o caso de se preocupar com o que não existe, porque não pode ser coerentemente descrito, pensado, sonhado e assim por diante.
Ora, se só existe o que se move, atingir a perfeição é extremamente contrário à existência. Perfeição é impedir o movimento da evolução, porque perfazer-se é fazer parar de se mover o processo evolutivo. Assim sendo, se perfazer-se é parar de se mover evolutivamente, também é parar de existir.
Atingir a perfeição é deixar de atingir todo o resto e, portanto, deixar de existir. E qual nossa compreensão sobre deixar de existir? Sim, morrer. Sim. perfazer-se é morrer. E quem aí se atreve a dizer que a morte é melhor do que a vida? Alguém? Não?
Então, melhor pensar novamente antes de tornar-se perfeito, porque a perfeição é o bem maior que deve ser sempre buscado, mas jamais atingido se se pretende sobreviver.
Eu troco a perfeição pela vida eterna.
Ser é uma atividade muito mais psicótica do que não ser.

1 Comments:

Blogger Pedro said...

Olha aí um texto que atingiu a perfeição.

Abs.

8:07 PM  

Postar um comentário

<< Home