13.7.07

NO MÁXIMO ÀS QUINZE HORAS...
É tempo de renovar o seguro do carro. Seguro cuja utilidade é questionável, porque as franquias andam extorsivas e nenhuma batida será maior do que ela, a não ser que o coloque no hospital, de coma. Mas tudo bem, se é em nome da segurança, fazemos de tudo.

Muito natural é que a companhia queira fazer a vistoria prévia, antes de aprovar a apólice e tudo mais. Para isso, um inspetor visita você e seu carro onde estiverem.

Marquei à tarde, porque não há nada de errado em querer salvar a sexta-feira de manhã. Não é crime. Pelo menos, achava que não era. Imagine a surpresa de receber um telefonema às quinze para as dez da minha preciosa manhã de sexta, dizendo que o inspetor estava no escritório (local certo) para fazer a tal vistoria. Mas o horário não foi bem o combinado.

Disse que levaria trinta minutos para chegar – não há milagres em São Paulo quando se trata de trânsito – e que se pudesse esperar, ficaria agradecido.

Entrei na garagem do escritório bem no prazo que havia previsto. Saí do carro e perguntei ao competente manobrista onde estava sua excelência o inspetor. Porém, e sei lá, o inspetor não esperou, anotando na ficha que o veículo estava ausente, o que é verdade, mas não com tanta simplicidade.

Primeiro que o veículo estava exatamente onde deveria estar às quase dez da manhã: na garagem da minha casa. Segundo, que o senhor inspetor não estava no lugar certo às quase dez da manhã: na garagem do escritório. Terceiro, que é indelicado dizer que pode esperar meia hora, quando na verdade não pode e nem tem a decência de ligar avisando que está de saída.

Claro que eu liguei para a seguradora, para perguntar se havia algum horário da conveniência do nobre inspetor ainda na sexta, ou se seria melhor na segunda-feira, em qualquer horário. Afinal, quem sou eu para determinar a agenda do ilustre inspetor.

Disse-me a senhorita do outro lado da linha que não me incomodasse, que até três horas da tarde o douto inspetor estaria no escritório para realizar a inspeção.

Pois bem. Muito bem. Ótimo. Fantástico.

São cinco e vinte da tarde e nada do ínclito inspetor. Então, vamos fazer um resumo da ópera, só para descontrair.

A vistoria é marcada para a parte da tarde. O insigne inspetor aparece de manhã. Diz, mentindo, que pode esperar meia horinha, mas não espera, e se vai sem avisar. Aí, dizem, mentindo explosivamente, que até três horas da tarde a inspeção começa. E já vejo o relógio avançar das cinco e vinte e nada do distinto inspetor.

Nunca vou esquecer de uma aula de História em que o professor disse que era impossível uma ditadura do proletariado. Acontece, Mestre Gama, que os tempos mudaram desde nossas boas aulas. Se isso não é ditadura do proletariado, nada mais é.