19.4.07

A DESOBEDIÊNCIA DA LÓGICA
Hoje, assim como pelos últimos vários anos, duas coisas eu tenho feito por puro e simples hábito: acordar cedo e usar o computador de casa. Acordar cedo é importante para cumprir o horário da faculdade; o computador de casa é importante porque não consigo trabalhar pela faculdade ou por outras coisas no escritório.
E assim é. Acordo às seis horas da manhã, tomo café e vou para a faculdade. Depois, sem almoço, para o escritório, e, por fim, para casa, para usar o computador, ou para logo sair para o ensaio com a banda.
É comum, nós sabemos, que o computador "dê pau", trave, congele, exploda, e todas essas coisas. Aí, meu caro, complica. Como sou um pouco escravo da informática, quando não tenho o computador de casa, algum outro deve tomar seu lugar para que a faculdade e a banda não sofram injustamente. Mas não posso fazer tudo no escritório. Há assuntos próprios, não é minha casa nem posso ficar de madrugada, enrolado no cobertor, fazendo meus trabalhos.
Então, nada mais justo do que chamar um técnico para resolver o problema. O salvador da pátria da informática: Alex. Sabe tudo. E, sabendo tudo, é muito requisitado. A hora que ele tiver é de ser aproveitada, ou então, sabe-se lá quando...
Ele podia chegar às 13 horas de hoje. Achei ótimo, a não ser pelo fato de que eu não poderia estar em casa, de maneira alguma, já que estudo e trabalho e tudo o mais que já disse mais pra cima.
Então, liguei para casa. Pedi o favor de alguém receber o Alex para que ele pudesse fazer o trabalho dele por lá, e eu fazer o meu por aqui no escritório. Viu? Ninguém sai perdendo. Tudo na lógica.
Meu irmão - que não faz nada o dia todo, nunca - respondeu: "A empregada está passando aspirador. Se eu ouvir a campainha, eu atendo, ou esquece. Você é um folgado que devia estar aqui pra atender o cara". Desligou na minha cara.
Foi isso, em linhas gerais.
Quando a lógica desobedece dessa forma e tudo é posto em risco, até a paz da família, é melhor sentar, respirar e pensar em Buda. Ele ensina que é preciso ajudar a todas as pessoas do mundo, mesmo que isso queira dizer engolir o desgosto e as respostas.
Paz é supor justa a maior injustiça, por questão da própria justiça.
obs: A única coisa pior que isso é alguém dizer que você é podre por dentro. Isso ninguém superou ainda.

3 Comments:

Blogger Pedro said...

O cotidiano está sempre nos surpreendendo.

Nada de automóvel, penicilina ou avião. A maior invenção de todos os tempos foi a crônica.

Muito bom, o texto. O próximo, por favor.

11:53 PM  
Blogger Karin said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:22 PM  
Blogger Karin said...

Assim como o papel, que aceita qualquer palavra escrita, por mais injusta, incorreta ou imoral que seja, também cada um pode falar o que quiser, não podemos impedir. O que podemos fazer é colocar um "filtro" para que comentários de pessoas que passarão absolutamente em branco pela vida não nos afetem. Essas pessoas têm problemas muito maiores que a falta de coerência com a lógica ou a simples boa vontade. Você é muito maior que a mesquinharia de alguns. Beijo

2:24 PM  

Postar um comentário

<< Home