22.6.07

MENINA DO Ó
Não me venha você, menina do Ó, com suas sandalhas pretas de salto alto, dizer qualquer coisa sobre a bossa ou o samba. Não me venha com essas calças vermelhas de corte justo e muita elegância, dizer sobre tipos ou preferências que possa ter sobre isso ou aquilo. Não venha com sua blusa branca, com detalhes em preto no decote atraente, com as costas igualmente decotadas como na mais feliz obra de um estilista desconhecido, mas que entende das coisas, falar sobre o O Mosquito, de Vinícius de Moraes, ou sobre a Carta ao Tom 74, ou sobre o encontro dos mestres em Gente Humilde. Não venha com seus cabelos castanhos na altura dos ombros, lisos, mas loucos para ondular nas pontas ligeiramente mais claras, no exato contraste com sua pele pálida no limite certo, dizer sobre as artes da pintura, sobre as fotografias do Sebastião, ou sobre a ídeia grega do segmento áureo. Não venha com sua boca cuidadosamente desenhada pelo melhor desenhista, com seu nariz de princesa européia, com seus olhos de luz e poder poético para trinta semanas de pôr-do-sol, nem, se é assim, com a evidente perfeição da combinação dos traços que formam seu rosto, dizer sobre Para Viver um Grande Amor ou o Poema do Dia da Criação.
Venha, entretanto, na hora que bem quiser, com seu nome e telefone, que sobre o grande amor falaremos durante o jantar.

2 Comments:

Blogger Felipe Valério said...

Boa! Realmente a maquiagem adjetiva, exagerada nas faces que surgem entupidas de rótulos voláteis, precisava de um banho de água gelada. Grande abraço!

9:41 PM  
Blogger Unknown said...

Belo texto. De fato falta à menina do Ó um pouco disso, de sentar-se fora do Ó, de sair do Ó, para buscar o que não é o Ó e para ser o que se é apenas.

Ser o que se é é exercício eterno. Exige aquela saída de dentro de si, regra essencial -- segundo Vinícius -- para amar alguém.

Nós podemos sair de nossos nós para desatarmos em amor, amor que tira toda a roupa da menina do Ó e a transforma no que ela é: menina.

Abraço,

Leo

4:36 PM  

Postar um comentário

<< Home