15.1.08

PENSANDO 23
Pensando bem, ou melhor, pensando 23, o que muda? A bem da verdade, muda muita coisa. No auge da verdade, mudou muita coisa. Mas não de um ano para cá. De todos os anos para cá.
Mudei para aquele que se traumatizou com vozes altas em demasia; que decidiu que dinheiro é o que vale menos, quando o bem maior é a evolução da mente e tudo o mais; que descobriu que qualidade de vida não tem nada a ver com o que procuram demonstrar as revistas semanais, algumas em especial, que só pretendem decair, para estarem do modo que estão.
Sabe o que vale? Vale mesmo é perceber-se, na boa e velha concepção do Curinga. Hoje, talvez, seja Dia do Curinga! Feliz Curinga para todos!
Feliz Samba; feliz Jazz; feliz Rock.
Na verdade, o calendário e essas datas que, com ousadia, apresentam-se, são conceitos e nada mais. Tudo o que tenho de êxito são 365 dias de morte evitada. Ainda que tenha visitado a quase-morte algumas vezes por aí, senão várias.
O que quero dizer é que existe algo de muito mais importante em tudo isso: hoje, morte evitada é necessariamente vida quase vivida. E se for necessária a pecipitação da morte para uma vida bem vivida, 2008 estará aí para isso.
Coisas para contar quero tê-las dentro de um ano. Porque pelos últimos anos tenho mais perguntas do qualquer outra coisa para contar. Apenas hoje tenho a mínima noção de futuro, ou, pelo menos, futuro pretendido. E adoraria conhecer o que vai fazer com que eu mude de pretensão, se necessário for.
Fato é, pensando bem, ou melhor, pensando 23, que está na hora de fazer valer alguma coisa. Então, se hoje é dia de algo, é dia de beber e também de ficar sóbrio e dizer que alguma coisa começa agora. Precisamente a objetividade artística e poética de que tenho sido carente pelos últimos anos.
Pensando bem, ou melhor, pensando 23, é tudo o que se foi, tudo o que é e tudo o que virá.
Paulo Gianini: desde 1985.

1 Comments:

Blogger Pedro said...

Bom, muito bom. Pensando 23.
Essa é uma daquelas coisas que fazem a gente pensar: por que não tive esta idéia antes?

Abs Gianini.

11:18 AM  

Postar um comentário

<< Home