12.6.08

SOBRE A FLUIDEZ DOS TONS
O cuidado na escolha da música é crucial para o seu bem-estar. Porque a música incompatível com a situação nos impede de vivê-la adequadamente. Digo sobre dois tipos de situações diferentes: a primeira, aquela que ocorre quando você acerta tanto na escolha da música que pode sentí-la fluir por todo seu corpo, como numa espécie de integração total com o seu próprio mundo. É o tipo de acontecimento que nos dá a noção de que a música não é apenas trilha sonora, mas também e principalmente protagonista daquela específica cena... A segunda situação é aquela da impossibilidade de se achar a música ideal para aquele momento. O que vai com esse clima? O que vai com essa sensação? E assim por diante, para simplificar. Nesse tipo de indecisão, considere inovar, pois que, viver é inovar liberdades, dentro de dois únicos limites: o bem e a criatividade.
Quando estiver com problemas para escolher a música, não hesite: preze pela fluidez e garanta que a música não seja a trilha sonora da sua vida. Se existem pessoas como nós, que vivemos de música, porque não considerar que a música vive da vida?
Pois, com a música não se decide; se resolve. "Tudo que é sólido se dissolve no ar" (M. Com.).
A música, em sua propagação mais lenta e calma, não perde para a luz, que só se conhece pelos resultados, pois que não podemos vê-la. O silêncio de olhos abertos não chega ao patamar da música de olhos fechados.